Cheap Jerseys free shipping A Comunhão Reformada Batista no Brasil é uma associa��������������������������������������������������������������o religiosa, sem fins lucrativos, organizada pela iniciativa de evangélicos brasileiros em 10 de junho de 2004, e reúne indivíduos (homens e mulheres) que, mesmo em denominações diferentes, podem subscrever a��Confissão de Fé Batista de 1689.

Comunhão

P or este ep��������teto os membros pretendem explicitar que são associados sob uma mesma base de fé, e por objetivos em comum, tais como: congregarem-se numa aliança formal, de apoio e cooperação mútua; estimularem a comunhão entre si, de tal forma que possam dividir s��plicas, agradecimentos, e interesses afins; promoverem a fé reformada; relacionarem-se com organiza��ões congêneres; testemunharem sua fé em Deus, em Cristo, no poder do Espírito, em meio à dramática fragmentação que a comunidade evangélica tem passado; estabelecerem plataformas ou suportes para ações comuns, especialmente nas áreas de reflex����o teológica, evangelização, a������������ão pastoral e formula��ão de estratégias mission������rias, sociais e culturais; e, promoverem eventos consoantes a estes objetivos.

A fé reformada tem uma longa tradição pactuante. Em diversos momentos da hist��ria, ministros reformados têm se reunido em alianças formais objetivando apoio mútuo. Esta tem sido uma permanente tend��ncia dentro da tradição reformada, e estas alian��as t��m sido firmemente confessionais em sua natureza. A tradição reformada desde cedo buscou confessar comunitariamente sua fé no Deus trino, de forma clara e unívoca.

N��ão obstante, recusamo-nos aos modelos independentes, em que se transita de lugar a lugar, sem nunca se obrigar ou assumir responsabilidades com alguma igreja em particular. Esta atitude não só é perigosa, mas contrária à mente de Deus revelada nas Escrituras (Mt 28.19,20; At 2.41,42). N��o apreciamos o desacreditar ou o abandonar da igreja, mas buscamos sua reforma e restauração bíblica. Partilhamos da convic��ão de que a igreja local �� central nos propósitos de Deus na terra (1 Tm 3.15). Apenas a igreja é a habitação especial de Deus por Seu Esp������rito entre os homens (Ef 2.22). A grande comissão das igrejas �� cumprida quando pregadores do evangelho são enviados pelas igrejas para edificar novas igrejas, por meio da conversão, do batismo e do discipulado. E quando algu��m anseia por onde está a especial presen��a de Deus, então deve buscar uma igreja b��blica constituída por crentes genuínos.

Reformada

Assumimos este nome “Reformada” de forma proposicional e por duas razões específicas: primeiramente porque nos ajuda a explicar algo de nossas raízes histórica e teológica. Nós mantemos um corpo de confissões teológicas comumente chamadas de Fé Reformada – aquelas verdades da Palavra de Deus que foram afirmadas pela igreja primitiva e reavivadas pela Reforma Protestante. Verdades bíblicas tais como Sola Fide (justificação somente pela fé),��Sola Gratia (salvação somente pela gra��������a de Deus), Solus Christus (Cristo somente, o Salvador dos pecadores), Sola Scriptura����(a B��blia, e somente ela, como base de fé e prática) e Soli Deo Gloria (a Deus somente, toda glória na salvação dos pecadores), entre os grandes pilares da Fé Reformada.

Talvez mais conhecida por sua doutrina da salvação, a Fé Reformada ensina (assim como ensinam as Escrituras) que, antes de o mundo ter sido criado, Deus o Pai, soberanamente, escolheu certos pecadores para a salvação de acordo com o Seu beneplácito (Ef 1.3-5). A Seu próprio tempo, Deus o Filho veio e morreu pelos pecados dos escolhidos (Jo 10.14-18). Na convers����o, Deus o Espírito Santo, trabalhando em harmonia com o decreto do Pai e a morte do Filho, aplica a obra de redenção ao eleito (Tt 3.5). Quando dizemos que somos Reformados, estamos afirmando que abraçamos como bíblico, o sistema de teologia comumente chamado dedoutrinas da graça – aquelas doutrinas que afirmam a depravação total do homem, a natureza incondicional da eleição, o prop��������sito particular ou limitado da redenção, o chamamento irresistível e eficaz, e a perseverança e preservação dos santos. Muitos dos grandes nomes da história da igreja estão associados a estas doutrinas. Enfatizamos, entretanto, que mantemos estas verdades, não simplesmente porque Agostinho, Calvino, Edwards, Spurgeon e outros grandes nomes da hist��ria da igreja também as abraçaram, mas porque, assim Jesus como os apóstolos, claramente as ensinaram.

A����Fé Reformada, porém, abrange muito mais que a bíblica doutrina da salvação. Seus ensinos enfatizam ainda, o que concerne a outras verdades de grande importância como, por exemplo, a maneira em que nós, como crentes, devemos viver neste mundo e, ainda, como a igreja deve levar adiante a pregação do Evangelho, como conduzir nosso culto de adoração a Deus, e também como nossas igrejas devem ser governadas. Deste entendimento teológico emanaram grandes confissões, credos e catecismos Reformados. Entre os mais proeminentes estão os Cânones do Sínodo de Dort, a��Confissão de Fé e o Catecismo de Westminster, e a��Confissão de Fé e o Catecismo de Heidelberg. Nossa Confissão de F�� – ����a Confiss��������o de Fé Batista Londrina publicada em 1689 (também conhecida como Segunda Confiss��o de Fé Batista Londrina) – está profundamente enraizada nestes documentos históricos e é substancialmente similar a Confissão de Westminster. Por estas raz����es teológicas e hist��������ricas, nos chamamos de cristãos “Reformados”.

Também usamos este termo “Reformada” de um segundo modo e por uma segunda razão:����������estamos buscando reformar-nos a nós mesmos e ��s nossas igrejas de acordo com os ensinos da Palavra de Deus, a Bíblia. Em nossos dias atuais, com freqüência ouvimos chamados de muitos púlpitos para uma reforma da igreja. Porém, tais chamados, em muitos casos, visam ao esforço de mover a igreja para ainda mais distante de suas raízes bíblicas e históricas, na direção do que é moderno, contemporâneo e inovador; a uma teologia centrada no homem e seus interesses físicos e seculares. Existem, sem d��vida, muitas reformas em progresso, mas não conformadas aos padr��es bíblicos, e onde o poder de Deus, Sua majestade e glória s��o omitidos, se não totalmente relegados ao esquecimento. Ao nos declararmos “Reformados�����, estamos fazendo de nosso alvo e ambição nos posicionarmos cada vez mais em alinhamento com as Escrituras. Neste sentido, o termo “Reformado” não tem conota����ão est����tica. Desejamos fazer o caminho de volta às Escrituras, examinando-nos constantemente. E não o fazemos simplesmente porque os Puritanos do passado o fizeram, ou porque outros Reformados contemporâneos o fazem. Nós almejamos fazer tudo o que vemos revelado em nossas Bíblias, como sendo a vontade de Cristo para Sua igreja.

Batista

O nome “Batista” é, para n��s, uma forma abreviada e proposicional para transmitir certas verdades. Primeiramente, queremos afirmar as verdades bíblicas com referência àqueles que devem ser batizados. A Bíblia não é silenciosa nem tampouco obscura quanto a esta questão. O fato de ser o batismo exclusivo para aqueles que são discípulos, é um ensino claro na Palavra de Deus (Mt 28.19). O mandamento sobre quem deve ser batizado não se descobre no livro de Gênesis, e sim nos Evangelhos e nas cartas apostólicas. N��o existe qualquer evidência explícita e satisfatória na Palavra de Deus que possa, legitimamente, sustentar a noção de que os infantes de pais crentes devam ser batizados. Todo mandamento b��blico em particular, assim como todo exemplo e toda afirma��ão bíblica concernente aos candidatos ao batismo, atestam que estes devem ser somente aqueles que são convertidos.

O nome Batista é, em segundo lugar, usado para transmitir nossa persuas����o de que somente aqueles que são genuinamente convertidos e batizados têm o direito a membresia na igreja de Cristo. A isto freqüentemente aludimos como “membresia regenerada”. Uma leitura cuidadosa das epístolas do Novo Testamento demonstrará que os apóstolos presumiram serem os seus leitores, “santos”, “irmãos fiéis” e “limpos por Cristo” (1 Co 1.2; Cl 1.2). Infelizmente, em nossos dias muitas são as igrejas batistas que estão mais ocupadas em ter uma membresia de pessoas que fizeram “decisões”, ou uma membresia batizada, do que com uma membresia regenerada. É trágico que tal coisa tenha que ser mencionada. Vivemos nos dias do “decisionismo” e da “fé fácil”. Muitos são deixados na impressão de que converteram-se proferindo certa f��rmula de oraç��o, caminhando ao altar, levantando a mão ou assinando um cartão. Não importa se de fato romperam com o pecado e passaram a buscar uma vida de santidade (Hb 12.14). Alega-se que eles, embora vivendo para si mesmos e para o mundo, estão a caminho do c��u. Entretanto, é dever dos pastores, como de todos aqueles que pertencem a igrejas verdadeiras, se assegurarem o melhor poss��������������vel, de acordo com suas habilidades, que nenhuma pessoa não convertida venha a tornar-se membro de suas igrejas. Aqueles que professam terem a Cristo, deverão tê-lo integralmente, em todos os seus três ofícios: Profeta, Sacerdote e Rei.

No Brasil

Atrav��s desta identificaç��o, os membros pretendem esclarecer, historicamente, a origem, e, juridicamente, a sede de sua aliança formal, sem contudo impor aos seus objetivos, rigorosos e rígidos limites em termos geográficos, culturais ou de nacionalidade. Amamos o nosso país, mas entendemos a fé reformada como missionária e universalizante. Não olvidamos nossa identidade nacional, mas, quanto aos ideais do Reino de Deus, apelamos por uma aç��o que transcenda interesses culturais estritos. Estamos convencidos de que há na fé bíblica elementos de origem sobrenatural (supracultural), atemporais, e de aplicações universais. Devemos transcender as diferenças culturais conforme Cristo ordenou-nos fazer (Ef 4.4ss; Gl 3.28; Jo 17.20ss). O Senhor Jesus comissionou os seus discípulos: �������Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e at�� aos confins da terra”(At 1.8).


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